ALEMA

terça-feira, 1 de julho de 2014

SEBRAE CAPACITA JOVENS AGRICULTORES DE URBANO SANTOS

ALUNOS DO PRIMEIRO CURSO NO POVOADO CAJUEIRO
A ação tem apoio da secretaria de educação do estado e prefeitura, e busca desenvolver atitudes empreendedoras nos jovens. 
Esta foi a primeira turma do curso realizada em todo o Estado.

Jovens agricultores beneficiários do Programa PROJOVEM CAMPO/SABERES DA TERRA, do povoado Cajueiro – localizado no município de Urbano Santos – receberam as oficinas do curso Crescendo e Empreendendo, que recebe apoio do Sebrae. As atividades aconteceram nos dias 25 e 26 de junho, numa realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação (SEDUC) e a prefeitura de Urbano santos. 

A capacitação busca oportunizar um primeiro contato, dos jovens participantes, com conceitos e práticas do empreendedorismo para que, estes, as desenvolvam na comunidade em que moram. Dentre as atividades do curso, há a identificação do perfil empreendedor de cada jovem, para facilitar a prática, segundo a instrutora do curso, Márcia Gardênia.

Acompanhando a primeira formação da turma estavam as técnicas do Sebrae Maria José Lima e Tereza Araújo Mendes, além da gestora do projeto Sebrae no Território da Cidadania do Baixo Parnaíba, Márcia Roberta da Unidade Regional de Chapadinha, responsável pela atividade.

A capacitação é estruturada em 12 horas de aulas, sendo que acontecerão quatro encontros num processo de aprendizagem diferencial. “A capacitação é bem dinâmica com uma parte vivencial, juntando a teoria com a prática e trazendo a realidade que eles têm da vivência do campo,” ressaltou Márcia Gardênia.

A jovem Sheila Maria Simão dos Santos, 23, moradora do povoado, sentiu-se despertada pelas lições aplicadas nas oficinas. “Eu achei muito interessante essas oficinas, e pra mim ficou como lição a autoconfiança, e despertou o interesse de buscar alcançar os nossos sonhos, agora é só desenvolver o que foi repassado pra gente,” disse a jovem.

As oficinas do curso Crescendo e Empreendendo é a primeira ação do projeto junto aos beneficiários. O projeto ainda propõe a realização de oito oficinas “No Campo” e o curso “Negócio Certo Rural” beneficiando jovens que possuem atividades rurais como base econômica de suas famílias, incentivando as pequenas propriedades rurais a terem acesso às compras governamentais e a merenda escolar.
AGRICULTORES DO POVOADO CAJUEIRO

O povoado de Cajazeiras, no município de Urbano Santos, também receberá as oficinas. Dentre os municípios atendidos pelo Sebrae Unidade de Chapadinha, receberão a ação, Magalhães de Almeida, Milagres do Maranhão, Nina Rodrigues e Chapadinha.   

FOTO E TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SEBRAE
                                        LIDIANE REINALDO 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.