ALEMA

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

SEBRAE PARTICIPA DA EXPOSIÇÃO DE CAPRINOS E OVINOS EM VARGEM GRANDE

 Sétima edição da Expovargem é marcada pela Inauguração da primeira usina de beneficiamento de leite de cabra do estado...
A gerente do Sebrae de Chapadinha, Larissa Leite junto ao diretor administrativo da instituição, Nonato Correa mostram leite de saquinho produzido na usina de leite de cabra de Vargem Grande. 
O Sebrae participou da sétima edição da ExpoVargem, exposição de caprinos e ovinos considerada a maior feira do segmento no Maranhão, que teve sua abertura oficial no último dia 19 (sexta-feira). O evento foi uma realização da prefeitura municipal de Vargem Grande em parceria com a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Vargem Grande - Accovag. Além da exposição, a ExpoVargem também realizou a comercialização de animais.
Estiveram presentes na solenidade de abertura do evento o prefeito de Vargem Grande, Edvaldo Nascimento; o diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Maranhão, Raimundo Nonato Corrêa; o secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar do Estado (Sedes), Fernando Fialho; o presidente da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp), Jorge Fortes; o superintendente do Senar no Maranhão, Luiz Figueiredo; o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Vargem Grande, Antônio de Sousa Silva; a gerente da regional do Sebrae em Chapadinha, Larissa Leite; além de vereadores, secretários municipais e convidados.
De acordo com Larissa Leite, a realização da 7ª ExpoVargem busca fortalecer, cada vez mais, a cadeia ovinocaprinocultura no Vale do Itapecuru, região onde Vargem Grande se destaca por ter o maior rebanho de caprinos do estado. A exposição aconteceu durante os dias 19, 20 e 21 de setembro, no Parque de Exposição César Viana.
O diretor do Sebrae destaca o esforço que a instituição tem feito em melhorar a capacidade técnica dos produtores da região. “O Sebrae tem trabalhado no desenvolvimento técnico dos criadores e essa orientação aos pequenos produtores de Vargem Grande vai focar na comercialização do leite e dos derivados – o que vai trazer um grande ganho para as economias local e regional”, disse Raimundo Nonato Corrêa.
Inauguração de usina de beneficiamento – Durante a ExpoVargem, o Governo do Maranhão, através da Agerp e da Sedes, inaugurou a primeira usina de beneficiamento de leite de cabra do estado sob o registro do serviço de inspeção estadual no município, o que permite a comercialização dos produtos para outros municípios.
A expectativa é que a usina atenda a toda região, onde serão produzidos leite pasteurizado e iogurte, em média escala, num primeiro momento, abastecendo o município onde está instalada. Os principais fornecedores serão os criadores associados a ACCOVAG.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.