ALEMA

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE DE URBANO SANTOS LANÇA A CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

SECRETÁRIA DE SAÚDE, CLESIANE SOUSA
O lançamento da campanha Novembro Azul, aconteceu ontem pela manhã, 18, no Centro Administrativo. A abertura solene do evento contou com médico Dr. Luís, onde o mesmo foi convidado a dá palestra sobre a campanha "Novembro Azul".

Segunda a Secretária de Saúde do município, Clesiane Sousa, “o Novembro Azul é uma campanha de conscientização para chamar atenção sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Por isso, a prefeitura de Urbano Santos lança a campanha com objetivo de como se prevenir contra o câncer de próstata”, ressaltou a secretária.

Já o Dr. Luís, ressaltou que o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas na fase inicial e mais da metade dos casos acomete homens com mais de 60 anos. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado.  

“A recomendação é que todos os homens, a partir dos 40 anos, comecem a prevenção e detecção precoce da doença, o que é feito através do exame urológico, o toque retal”, disse o Dr.Luis

Além do médico que realizou palestra sobre o tema, também foi convidado o Sr. Rômulo Martins – Enfermeiro da Atenção Básica e responsável pelo PSF do Bairro da Fazenda – enfatizou as principais ações da campanha e também falou sobre prevenção de diabetes, e hipertensão arterial, onde incentivou os homens a procurarem ao Hospital para a identificação precoce de várias doenças.

Após as palestras, equipes de enfermagem estavam aptas a receberem coletas de sangue para o exame PSA e foram atendidos para mais 50 homens para o diagnóstico. Lembrando que, além de ser o novembro azul que é uma campanha contra o câncer de próstata o mês de novembro também é o mês de combate a diabetes.
A Campanha é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Urbano Santos e conta com apoio da prefeitura, sob administração da prefeita Iracema Vale.
COLETA DE SANGUE PARA O EXAME DE PSA.



















VEJA O VÍDEO:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.