ALEMA

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PROJETO DE POESIAS E FÁBULAS: DA CIDADE À ROÇA

Visando oferecer um ambiente favorável ao prazer da leitura as escolas que compõem o polo II, (Mangaberinha, Santana Lagoa dos Costas, Baixa do Cocal, Bom Jesus, Bom Fim) elaboraram o projeto de poesias ofertando vasto repertório literário, explorando os recursos da oralidade por meio da leitura proporcionando também a interação e colaboração entre professor e aluno no ato de conhecer a estrutura textual, procurando desenvolver as capacidades de cada educando que tenham toda oportunidade de aprender.

O projeto é fruto da necessidade em desenvolver a leitura e escrita, optamos pela linguagem poética, que permitiu aos alunos se apropriarem de forma lúdica do encanto que existe nas palavras. Envolvendo atividades permanentes com textos, frases, músicas, dramaturgia, romance, interpretação.

O trabalho direcionado a Educação Infantil, 1º ao 5º ano e 6º ao 9º ano, já houve a culminância de alguns dos trabalhos, sendo notado o contentamento com trabalho, com a experiência e com as apresentações de cada um se observou também no desenvolvimento das tarefas diárias que é possível se adaptar as novas propostas e desafios para um novo jeito de ensino. Assim posso usar o jogo de palavras que compõe o lema de nosso governo “Quem ama educa, governa e cuida”.

Nos dias de apresentação (20 a 27 de novembro de 2014), a comunidade inteira em que funciona cada uma das escolas, fez-se presente, estiveram ainda prestigiando, outros convidados de povoados vizinhos, lideranças locais, Secretária de Educação do Município, professores que puderam constatar de perto que as propostas apresentadas durante os planejamentos e acompanhamentos técnicos tem de algum modo sido praticado e certamente ajudará ainda mais nossos alunos a aprenderem a ler e escrever.

Das letras as frases, chão de giz como se diz: 
“Ao sair da escola livros nas costas escuta ao longe um até logo, atendendo mais um pedido vem um menino mais uma pergunta e outras tantas respostas. Nem bem o dia amanhece e alguns alunos já o chamam, a porta sem tranca faz da criança pequeno homem que exige respostas com concordância. Na mesa do café o menino já dizia, minha letra é feia nem sei se me ensina. O professor estarrecido observa a fala do menino, vou mudar minha
FOTOS E  
rotina para melhorar meu ensino. Todos juntos na escola, no passeio ou em casa com o vovozinho, há sempre um professor que de tudo ensina”.


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