ALEMA

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

RIO MOCAMBO: UM PASSEIO PELA HISTÓRIA

RIO MOCAMBO -  FOTO/JOSÉ ANTÔNIO
Num período da História do Brasil, em especial falando dos capítulos em que o Maranhão faz parte onde as forças legalistas do governo imperial tentava sufocar aqueles desprovidos de direitos que lutavam por um pedaço de terra e justiça social, (os insurretos da Guerra da Balaiada, 1838-1842 -, sendo seus líderes máximos: Raimundo Gomes, Francisco dos Anjos e o Negro Cosme. Vaqueiros, lavradores e artesãos, foram obrigados a pegar em armas para defender suas honras e anunciar um novo caminho rumo a liberdade.

Foi daí então que por volta de 1843, após a execução do último líder do movimento guerrilheiro, o Negro Cosme, que liderou inúmeros quilombolas na Região do Baixo Parnaíba, pois alguns revoltosos escapando da perseguição dos soldados vieram para as bandas de cá, montando suas trincheiras em barrocas nas margens do Rio Mocambo.

Os primeiros acampamentos foram onde hoje está localizada a comunidade tradicional de Mocambinho, há alguns quilômetros da sede de Urbano Santos. Com o passar dos anos ainda em meados do século XIX, nasceu o vilarejo de “Mocambo” e em seguida Ponte Nova que depois foi emancipada em 10 de Junho de 1929 com o nome de Urbano Santos tendo como primeiro prefeito o Dr. Francisco das Chagas Araújo filho do Coronel José Antonio, homem de grande influência por sua patente doada pelo governo. Com toda essa trajetória pode-se perceber que a história da fundação de Urbano Santos está interligada com a do Rio Mocambo.

Ele nasce nos recantos de uma comunidade chamada Mocambinho como já foi citada, uma vazante repleta de buritizeiros e brejais, terreno arenoso e de difícil acesso. Recebeu esse nome devido ao processo de amocambamento dos balaios -, esta nomenclatura provém da língua africana “quimbundo” e significa “aldeamento ou esconderijo secreto – o mesmo que “Quilombo”.

CRIANÇA BANHANDO NO RIO MOCAMBO -  FOTO/IRAN AVELAR
O Rio mocambo é um afluente do Rio Munim, a partir de sua cabeceira ele desce cortando os povoados: Estiva da Josefa, Bráz, Rumo, Vertente de Baixo, Siricora, Lázaro, Salomão e continua pela sede da cidade pelo Bairro da Graça passando pelo Bairro Fazenda, seguindo em frente correndo por outros povoados: Porto Velho I e II, Escuta, Pequi, Olho D`água, São José e por fim desemboca no Rio Preto na comunidade Sapucaia.

Hoje em dia o mocambo vem sofrendo com a poluição causada por grandes quantidades de lixo jogados pela população em seu leito.

No inicio da década de 20, o Mocambo servia para o tráfego fluvial de mercadorias (farinha, milho, tapioca, rapadura, tiquira, cachaça de cana e outros gêneros de nosso município), eram embarcadas através de lanchas e canoas, saindo da sede, caindo no Rio Preto e seguindo para a Região do Munin para a comercialização.

Algumas atividades de cunho social já foram feitas para amenizar o lixo no rio, como as ações sociais de limpezas organizadas pela antiga ONG Entrerrios. O Rio Mocambo inspirou o autor do nosso Hino Municipal, o Pe. José Antonio de Magalhães Monteiro, no trecho que diz “Rio Mocambo de lutas gloriosas/ Em que heróis desejaram a liberdade”. Já foi tema também de telas (pinturas) e poemas de filhos da terra. O Rio Mocambo é responsável em grande parte pela economia de nossa população.

As novas gerações precisam conscientizar-se que o Rio Mocambo é fundamental para a sobrevivência de nossa gente no abastecimento de água e sobretudo nos antecedentes que ajudam a compor uma página importante da história do Maranhão e do Brasil. 


José Antonio Basto/Poeta e pesquisador
Urbano Santos-MA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.