ALEMA

segunda-feira, 30 de março de 2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE INTENSIFICA AÇÕES DE PREVENÇÃO A TUBERCULOSE

 24 de março! A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil. O MARANHÃO ocupa a 16ª posição entre os Estados com maiores taxas de incidência de casos novos de TUBERCULOSE.

A doença é infectocontagiosa causada pelo mycobacterium tuberculosis e transmitida pelo ar, através da tosse, fala ou espirro.

Quem tem tosse por mais de três semanas com ou sem catarro, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode ser tuberculose. Ambientes fechados e mal ventilados favorecem também a transmissão da doença.

A prefeitura de Urbano Santos, sob administração da prefeita Iracema Vale, por meio da Vigilância Epidemiológica com as Equipes de Saúde da Família, realizaram atividades educativas nas unidades de saúde, escolas e extramuros.

O objetivo das atividades foi visar maior divulgação de informações sobre a doença, como realização de palestras, entrega de folders, busca ativa de sintomáticos respiratórios, visitas domiciliares de pacientes em tratamento e solicitação de exames dos contatos.

No dia 25 de março, a enfermeira Paloma Rocha realizou palestra na Unidade Básica de Saúde do Cajueiro, onde falou para comunidade, sobre transmissão, prevenção e tratamento da tuberculose.

Após as palestra a enfermeira Paloma foi em busca dos sintomáticos respiratórios e solicitação de exames de escarro e raio-x.

No dia 26 de março, a UBS do São José, representada pela enfermeira YELENA, ministrou uma palestra na escola Santos Carvalho, sobre tuberculose.

No mesmo dia, 26 de março, a enfermeira EMANNUELLE PESSOA da equipe de saúde da família do bairro mutirão, orientou os pacientes com tosse há mais de 15 dias, a buscarem orientações médicas.

Após as palestras, a tarde, com ajuda do coordenador da vigilância epidemiológica, Regimar Soeiro e de um agente comunitário de saúde, Raimundo Batista, foi em busca de sintomáticos respiratórios. 




FOTOS E TEXTO: REGIMAR SOEIRO

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE URBANO SANTOS INICIA CAMPANHA CONTRA A DENGUE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.