ALEMA

segunda-feira, 20 de abril de 2015

RIO MUCAMBO TEM CACHOEIRA, PRÓXIMO À SUA NASCENTE: CACHOEIRA DOS DOMINGOS


Cachoeira dos Domingos é afluente esquerdo do Mucambo
Duas maravilhas da natureza que até então pensávamos ter existências distintas, a Cachoeira dos Domingos em Belágua e o Rio Mucambo que corta a Cidade de Urbano Santos, são "as mesmas águas"...

RIO MUCAMBO 65 KM DE ÁGUAS AVERMELHADAS...
Antes de desembocar no Rio Preto o Rio Mucambo percorre lentamente aproximadamente 65 km, sua nascente principal fica próximo ao Povoado Buritizinho do Souza no Município de Belágua a uma altitude de 94 mts.

Durante seu percurso passa pelos povoados belaguenses de Lagoas, onde recebe a esquerda as águas do Riacho da Gangorra; Guarimanzal; Domingos, onde começa a ganhar volume com as águas da Cachoeira dos Domingos que chegam ao Mucambo pela esquerda; Marajá; Queimadas; Macambira, onde recebe águas do Riacho do Garamparo (esq) e pela direita do Riacho do Deserto/Quirina; passa no Povoado Pirinã, onde recebe o Riacho do Canto Grande (esq); banha a Barra da Prata, onde recebe águas dos Riachos da Santana e o Riacho da Prata, ambos pela esquerda; passando na localidade Riachinho o Rio Mucambo recebe águas do Riacho da Estiva da Josefa pelo lado direito; então é a vez de passar no Povoado Cascudo, a partir do qual entra em territótio urbanosantense para passar ainda por Cupira e Mucambinho, neste último recebe pela esquerda o Riacho da Serraria;

Exercito Brasileiro, Diretoria de Serviço Geográfico: 1:100.000
clique para ampliar
Antes de chegar a sede do município de Urbano Santos passa ainda por São Braz e Vertente, onde recebe o Riacho Vertente pela esquerda; entra na Cidade pelo Bairro Salomão onde recebe pela direita um de seus principais afluentes: o Rio Bandeira que vem da sede de Belágua; ao sair da cidade o Rio Mucambo ainda recebe seu outro principal afluente, este pela esquerda: o Rio Boa Hora que vem do Povoado Cajazeiras. 

Até aqui o Rio Mucambo percorreu 40 dos seus 65 km... nos próximos 25 km ele passará por Porto Velho I e II; Escuta; Baixa Grande; Pequi; Olho d`Água; Novilha II; Novilha I e finalmente deságua no Rio Preto, próximo ao Povoado Marçal dos Brancos em São Benedito do Rio Preto, a uma altitude de 33 mts. A coloração avermelhada do Rio Mucambo é resultado da decomposição das raízes da vegetação ao longo do seu percurso, predominantemente buritizais.

RIO MUCAMBO TEM CACHOEIRA À MONTANTE DE URBANO SANTOS
Acesso arenoso à Cachoeira dos Domingos 
Subindo o Rio Mucambo, faltando 10 km para chegar em sua principal nascente, ao norte de Belágua, encontramos a Cachoeira dos Domingos, uma bela queda d`água de aproximadamente 4 metros situada em local preservado formando uma piscina natural rasa em meio à pedras lajeadas. 

É no período das chuvas que a Cachoeira fica mais volumosa, porém em secas mais intensas ela passa a verter pouca água. 

O acesso mais viável à Cachoeira dos Domingos é pelo Povoado Dois Paus, entrando na localidade Estiva do Cangati à direita, percorrendo aproximadamente 20 km após deixar o asfalto que liga Urbano Santos a Belágua. 

Apenas veículos com tração 4x4 e motos conseguem transpor esse percurso. 

REGIÃO DOS CAMPOS 'SEGURA' ÁGUAS PARA VERTER DURANTE TODO O VERÃO
Clique para ampliar - Google Earth,
estradas em amarelo podem não existir
As águas que irão percorrer os aproximadamente 65 km do Rio Mucambo são resultado do acúmulo fornecido pelas das chuvas em uma região ao norte de Belágua, conhecida como 'região dos campos'. 

São planícies inundáveis, extremamente arenosas, que funcionam como uma 'esponja' que 'seguram' as águas das chuvas intensas do inverno e que irão ser liberadas aos poucos ao longo do ano, garantindo assim a perenidade do Rio Mucambo.

MUCAMBO OU MOCAMBO?
Ambos... 'Mucambo' vem de dialeto africano, deriva da formação do prefixo “um” e do sufixo “Kambu”, (h)umkambu, depois mucambo, e tem sentido relacionado à moradia precária. Já 'Mocambo' é o seu 'aportuguesamento'. No caso urbanosantense, negros refugiados da balaiada se amucambaram próximo à Urbano Santos, nas margens do nosso rio.

Gilberto Freire escreveu 'Sobrados e Mucambos'... 'escravos deixaram as senzalas para morar em casebres de palha'...

O Estado do Ceará tem o Município de Mucambo, com 14 mil mucambenses.

Google Earth
IBGE
Fotos da Cachoeira dos Domingos e trilha: 
Vallean Costa

1 comentário:

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.