ALEMA

sexta-feira, 8 de maio de 2015

12 PROFESSORES DE URBANO SANTOS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO, UTILIZANDO A "FERRAMENTA CACURIÁ"

PROFESSORES DA UFMA PROMOVENDO A CAPACITAÇÃO PARA OS PROFESSORES DE URBANO SANTOS, UTILIZANDO A FERRAMENTA CACURIÁ
Carlos de Salles Soares Neto, professor da UFMA, André Luiz de Brandão Damasceno, Diretor Executivo da MEDIABOX, Antônio Busson, Mestrando em Ciência da Computação/UFMA e Rosendy Jess , Mestre em Design, iniciaram ontem(7), a capacitação de Criação de Objetos de Aprendizagem Utilizando a Ferramenta Cacuriá.

A ferramenta Cacuriá, resultado do projeto FE-VOA (Fase Experimental de Vídeos como Objetos de Aprendizagem), projeto desenvolvido pela UFMA, contemplou 12 professores do município de Urbano Santos.

A ferramenta Cacuriá é uma ferramenta que visa facilitar o processo de construção de Objetos de Aprendizagem (OAs). É um software multiplataforma  que permite a professores criarem OAs de forma prática e intuitiva, sem necessidade de conhecimento em programação. Com isso, professores passam a contar com uma ferramenta de acesso a um vasto material didático, que pode ser usada como apoio ao ensino a distância ou mesmo como reforço de aulas presenciais.

A videoaula é um conteúdo que integra diversos tipos de mídia – vídeo, áudio, roteiro, animações, hiperlinks e arquivos de apoio – e é usada para fins didáticos, pois possui recursos de interatividade e navegação assíncrona. Isso permite que o aluno acesse uma videoaula em qualquer lugar e a qualquer momento, além de participar ativamente do processo de aprendizagem.

As aulas de capacitação estão acontecendo na escola Emília Melo e conta com apoio da prefeitura de Urbano Santos, sob administração da prefeita Iracema Vale.

Vale destacar que a cidade de Urbano Santos é o primeiro município do Brasil a receber o projeto ou capacitação usando a ferramenta Cacuriá.

O conteúdo educacional criado pelos professores de Urbano Santos será apresentado ainda no mês de maio em um stand do projeto FE-VoA no Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores em Vitória (ES).

Futuramente, pretende-se ainda realizar um concurso de criação de objetos de aprendizagem no município como parte do Programa Urbano Santos Informatizada (ProUSI).  

Assista ao pronunciamento dos professores da UFMA falando sobre o projeto FE-VoA

         

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.