ALEMA

sexta-feira, 31 de julho de 2015

URBANO SANTOS É DESTAQUE EM SÁUDE PÚBLICA DE QUALIDADE

Nos últimos anos, o Brasil vem buscando melhorar a saúde pública, dada a herança histórica de falta de médicos, postos de saúde e hospitais; longas filas de espera para atendimentos, marcação de consultas e cirurgias; falta de equipamentos para exames e materiais básicos.

No Maranhão, o cenário não é diferente tanto na rede pública, quanto privada. Contudo, existem gestões eficientes que tentam mudar esse panorama. Uma delas está no município de Urbano Santos, onde a gestão pública, com planejamento estratégico e aplicação correta de recursos, conseguiu transformar a realidade de sofrimento da população.

Atualmente, o município dispõe de 09 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que contam com consultórios médicos e odontológicos; salas de triagem, de imunização, de curativo e de esterilização; farmácias; banheiros; copa, administração, recepção, e até auditórios.

Além das instalações físicas das UBS’s e do hospital, o município conta com 07 equipes de Saúde da Família e 11 médicos, que realizam cerca de 1.589/mês atendimentos de emergência; 586/mês consultas ambulatoriais; 165/mês internações.

Entretanto, a situação era bem diferente em 2011, quando o Ministério Público entrou com ação após constatar inúmeras irregularidades no funcionamento de serviços básicos de saúde, como falta de médicos, enfermeiros, dentistas nos 06 PSFs (Programa de Saúde da Família) instalados na cidade; falta de condições mínimas de funcionamento dos postos, bem como a desativação de alguns.

Esse triste capítulo ficou no passado. No último mês, cinco grandes obras foram inauguradas: a UBS no povoado Cajueiro; UBS no povoado Cajazeiras; UBS no povoado São Bento; UBS no povoado Boa União; e o Posto de Saúde no povoado Bom Jesus. Todas as instalações contam com equipamentos modernos, ambiente climatizado e têm médicos para realizarem os atendimentos, priorizando o conforto e bem-estar da população.

Com a implantação das unidades na zona rural chega ao fim o deslocamento, por muitas vezes desnecessário, dos moradores à região central do município.

Já na sede era grande a expectativa para as inaugurações das 03 novas UBS, localizadas nos bairros Santo Antônio, Fazenda e Mutirão. Elas foram entregues durante as comemorações dos 86 anos de emancipação política do município, no último dia 10 de junho - CLIQUE AQUI E REVEJA.

O hospital da cidade também foi todo reaparelhado com equipamentos de última geração.

Trabalhando há três anos na UBS do bairro Santo Antônio, com atendimento pré-natal, a enfermeira Alcimara Viana confirma que as condições de trabalho melhoraram. “Antes tínhamos os aparelhos para a realização do trabalho, mas estávamos num prédio alugado, cuja estrutura teve que ser adaptada. Agora, neste novo espaço, está perfeito, pois temos todo o conforto necessário, inclusive com ambiente climatizado, para realizar os atendimentos das pacientes do pré-natal”.

A mãe do recém-nascido Nicolas Davi, Luciane Santos, também confirma as melhorias com a UBS do bairro Mutirão. “Eu achei esse novo posto muito bom, vai melhorar bastante para quem mora aqui na região, pois a gente estava precisando. Com ele, tenho um local perto de casa para levar o meu filho para tomar vacina e consultar”.

 
Outra conquista na área da saúde foi a aquisição de 02 carros e 05 motos, destinados aos setores da Vigilância Sanitária e Epidemiologia da Secretaria de Saúde.

Além da melhoria na estrutura de trabalho, a Secretaria de Saúde, juntamente com a Coordenação da Vigilância Epidemiológica e a Unidade Regional de Saúde, realizou capacitação, no mês de maio, para atualizar os conhecimentos de seus agentes de endemias. Ao todo, participaram 25 agentes de endemias dos municípios de Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto e Belágua.

Cinco novas ambulâncias foram adquiridas pelo município para melhorar o atendimento. A equipe de trabalho também foi ampliada. A gestão municipal realizou processo seletivo para a contratação de novos 20 agentes comunitários de saúde. Os recém-chegados já foram apresentados à comunidade e iniciaram os trabalhos.

Outra iniciativa exitosa do município foi o Mutirão de Combate ao Glaucoma realizado em parceria com o Hospital da Visão. A ação possibilitou o atendimento de 225 pacientes.

E o resultado obtido na vacinação contra o HPV (Vírus Papiloma Humano) –  campanha do Governo Federal em parceria com os municípios – também foi comemorado pela Secretaria de Saúde. Ao todo, quase 1.000 adolescentes, com idade entre 09 e 11 anos, foram vacinadas nas escolas das redes pública e privada de ensino e nos postos de saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.