ALEMA

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

HILDO ROCHA PARTICIPA DE SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 403 DE SÃO LUIS

Em discurso na tribuna da Câmara, na sessão solene que homenageou São Luis pelos 403 anos de fundação, o deputado Hildo Rocha destacou a história, a riqueza arquitetônica, a diversidade cultural e a gastronomia da cidade. “A capital maranhense exerce sobre os visitantes um fascínio incomum. Diversos aspectos relevantes da história de São Luis estão presentes nas ruas, no casario dos períodos colonial e imperial; nas manifestações culturais populares, que misturam tradições indígenas, africanas e europeias, ou, ainda, na culinária ímpar,” argumentou.

O parlamentar ressaltou que o Centro Histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1974, tem vários prédios de grande valor arquitetônico, remanescentes dos séculos 18 e 19.

Pioneirismo e prosperidade 
O deputado lembrou que São Luis viveu uma fase de grande crescimento econômico, chegando a ser considerada a quarta cidade mais próspera do País. “Foi a primeira cidade da região a instalar um sistema de bondes, inicialmente com tração animal; a primeira a iluminar as ruas com gás e depois a criar uma empresa de distribuição de água e eletricidade; e também a pioneira em sistema de telefonia”, destacou.

Rocha disse que o pioneirismo nesses setores deve-se, principalmente, à chegada das indústrias têxteis. “Curiosamente, a estagnação econômica que veio a seguir, estendendo-se por boa parte do século passado, foi um fator importante para que o Centro Histórico de São Luís mantivesse sua estrutura e principais características antes do tombamento federal e do reconhecimento como Patrimônio da Humanidade. Agora, com esse rico legado oficialmente protegido, é preciso que a União e o Estado invistam permanentemente para mantê-lo em boas condições”, destacou.

A contribuição do PMDB
Rocha enfatizou que sob a liderança da governadora Roseana Sarney, o PMDB realizou dezenas de ações em São Luís. “Urbanização do Espigão Costeiro da Ponta d´Areia; obras estruturantes nas áreas de mobilidade; saúde; educação; segurança; habitação; saneamento e abastecimento de água,” destacou.

Na área da saúde o parlamentar citou a construção Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS) e as reformas dos hospitais Tarquínio Lopes Filho e Calos Macieira que foram reformados e transformados em unidades de atendimento de alta complexidade. Rocha destacou a construção de mais de 800 unidades habitacionais no PAC Rio Anil, em parceria com o Governo Federal; a ampliação do sistema de Esgotamento Sanitário; a Via Expressa; a avenida IV Centenário; e o Corredor Metropolitano. O parlamentar lembrou que fez parte da equipe liderada pela governadora Roseana Sarney (chefiou a Secretaria das Cidades) e também contribuiu com a realização de obras importantes para a melhoria da qualidade de vida da população de São Luis. “Portanto, o PMDB tem uma grande folha de serviços prestados à capital maranhense”, enfatizou. 

Personalidades marcantes
Rocha disse que São Luís apresenta uma herança cultural que a torna uma cidade especial, com fatos e personalidades marcantes. “Ana Jansen, que quebrou os paradigmas sociais de sua época; Aluísio Azevedo com seus belos contos, Bequimão com seu heroísmo; Nauro Machado e sua bela poesia; e, mais recente, temos Ferreira Gullar, José Sarney, Bandeira Tribuzi e Josué Monte”, destacou.

São Luís é verso, é música, é poesia. Terra de povo alegre e encantador. Renomados e anônimos, poetas, pescadores, rendeiras e artistas, que fazem da Ilha do Amor um lugar especial par viver. Parabéns, São Luis”, finalizou Rocha.

Participaram da solenidade os deputados Eliziane Gama (PPS); Pedro Fernandes (PTB); Sarney Filho (PV) e Wewerton Rocha (PDT). A Sessão foi prestigiada pelo Secretário de Estado de Representação Institucional, Ricardo Capelli, representando o governador do Maranhão, Flavio Dino; por Ana Paula Rodrigues, representando o Prefeito de São Luis, Edvaldo Holanda Júnior; e pelo presidente do Procon/MA Duarte Nogueira.

ASSISTA O PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO FEDERAL HILDO ROCHA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.