ALEMA

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

PREFEITURA DE URBANO SANTOS ADERE AO SISTEMA REDESIM

Simplificando o caminho para o empreendedorismo e o desenvolvimento...

A regional do SEBRAE/Chapadinha na pessoa da Sr. Larissa Leite, juntamente com consultor do SEBRAE o Sr. Iomar em conjunto com as Secretarias Municipais de Finanças, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho Emprego e Renda, Educação, Agricultura, Mulher e membros do Conselho Municipal de Gestão, Sala do Empreendedor por meio da Vigilância Sanitária, estiveram reunidas na manhã desta terça feira (25 de agosto), no auditório do Centro Administrativo,  para conhecer o processo da "RedeSim", que será implantado no município de Urbano Santos.

A prefeita Iracema Vale em constância e buscando facilitar a vida dos empresários locais assinou previamente o termo de adesão ao programa, e segundo o consultor o sistema será liberado ainda no mês de setembro deste ano.


A RedeSim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) é o sistema que vai desburocratizar o processo de legalização de empresas. Por ela, o empresário, ao invés de percorrer 12 órgãos em busca de um registro de sua empresa, poderá fazer isso em menor tempo em um ambiente virtual que reunirá todos os caminhos a serem seguidos no processo de abertura, fechamento ou alteração de uma empresa.

O projeto RedeSim vai facilitar a vida do cidadão Urbanossantense pois irá dinamizar a regulamentação e o processo de liberação dessas empresas.

Saiba o que é REDESIM:
A REDESIM - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios -, é um sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas na Junta Comercial de Maranhão. A iniciativa integra todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. Órgãos e entidades federais, estaduais e municipais fazem parte deste processo . 

Entenda como funciona:
A REDESIM é administrada por um Comitê Gestor, composto por órgãos e entidades do governo federal, estadual e municipal, responsáveis pelo processo de registro e legalização dos empresários, sociedades empresárias e sociedades simples.

Serviços oferecidos:
Consulta de Viabilidade-Pesquisa e reserva de nome empresarial e resultado de viabilidade de exercício da atividade desejada no local escolhido, observando regras mantidas pelos municípios, tanto para os procedimentos de abertura de novas empresas quanto para os de alteração de empresas existentes.

Coleta Eletrônica de Informações 
Coleta de dados comuns fixados nacionalmente, verificação de consistência do cadastro dos sócios e da empresa, permitindo a recuperação de informações de pesquisas previamente efetuadas.

Registro e Inscrições Tributárias
Nas esferas federal, estadual e Municipal, geração de documentos de registro, após verificação de consistência dos dados.

Licenciamento das Atividades 
Com informações prévias sobre os requisitos de licenciamento, conforme o grau de risco, mantidas pelos orgãos competentes do município e estado.

Alteração e Baixa 
Com pesquisa prévia, quando necessário, e repercussão de alterações da matriz para as filiais processadas automaticamente. 

Vantagens
Diminuição de exigências no processo entre a JUCEMS e a Receita Federal; Informação e orientação aos contabilistas e empresários, sobre os documentos necessários à legalização das empresas; Possibilidade de utilização do modelo de Contrato Núcleo/Padrão previamente aceito pela JUCEMS; Agilidade e segurança ao processo; Pré-análise de informações, ou seja, dados são confrontados com outras bases da RFB, tornando os procedimento mais ágeis; Facilidade, simplificação e rapidez de processos e diminuição do tempo de abertura de empresas, com adaptação aos novos sistemas.

Redação: Patricia Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.