ALEMA

quinta-feira, 30 de abril de 2015

ALUÍSIO MENDES PEDE RAPIDEZ NAS DISCUSSÕES DA PEC DA MAIORIDADE PENAL

Aluísio Mendes, na reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara


O deputado federal Aluísio Mendes pediu ontem, em Requerimento apresentado durante reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara, celeridade nas discussões sobre a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos.
O tema é tratado na Proposta de Emenda Constitucional n° 171/93, que estabelece a prisão de menores que cometem crimes como homicídio, furto e estupro, nos mesmos estabelecimentos prisionais em que estão os infratores maiores de 18 anos.
O deputado destacou que o assunto está em discussão na Câmara dos Deputados há 20 anos.
"Independente de quem seja contra ou a favor da redução da maioridade penal, essa é uma discussão que a sociedade brasileira precisa e exige que seja feita ainda este ano" - Aluísio Mendes, deputado federal.
Para Mendes, que é a favor da redução, é necessário alterar o texto de forma a garantir locais específicos para a permanência de menores infratores. Após atingirem a maioridade, seriam encaminhados a prisões comuns.

SECRETARIA DE SAÚDE CAPACITA ENFERMEIROS PARA TESTES EM HIV, SÍFILIS E HEPATITE B E C

Nos dias 27 e 28 de abril a Prefeitura de Urbano Santos, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com parceira da Secretaria do Estado de Saúde(SES) por meio do Departamento Estadual de Atenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST/AIDS - e coordenação municipal do programa - DST/AIDS - promoveu no auditório do centro administrativo, em Urbano Santos, treinamento para capacitar profissionais de saúde para realização de teste rápido em HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Nesta capacitação também  participaram os  profissionais  do município de Nina Rodrigues, uma parceria firmada entre as duas prefeituras.


A oficina contou com a participação de duas facilitadoras da Secretaria do Estado de Saúde (SES): a bioquímica  Gisele Pereira Soares Lopes e a gestora em saúde Maria Domingas Pinheiro Pereira. Durante os dois dias de treinamento, as facilitadoras focaram em estudos de casos, dinâmicas e práticas de testes.

Ao todo participaram 10 profissionais do município de Urbano Santos e 8 profissionais do município de Nina Rodrigues dentre os mesmos enfermeiros e bioquímico.

De acordo com a coordenadora do programa DST/AIDS, Emannuelle Pessoa: "A testagem rápida é segura e eficaz, e com sua implantação reforça-se a prevenção e diagnóstico no município".

Ela evidencia ainda que dessa forma os pacientes podem obter melhor resposta ao tratamento dessas doenças. "Feita a testagem, o resultado sai em até 20 minutos, em média. Além da coleta, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, feito de forma cuidadosa, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Em caso positivo, ele será encaminhado ao serviço de referência nos municípios. Sendo que após treinamento os Testes Rápidos serão implantados  em todas UBS do município", concluiu.

Após o término do treinamento foram discutidos os aspectos em relação à expectativa do curso e foram entregues os certificados aos participantes pela Secretária Municipal de Saúde de Urbano Santos, Clesiane Souza Silva e Represente da Secretária de Nina Rodrigues a coordenadora da estratégia saúde da Família, Verisleine Aranha de Oliveira.



REDAÇÃO: EMANNUELLE PESSOA
FOTOS: SECOM

HILDO ROCHA COBRA ESCLARECIMENTOS SOBRE O CANCELAMENTO DO ACORDO BRASIL/UCRÂNIA

DEPUTADO FEDERAL HILDO ROCHA
O deputado federal Hildo Rocha (PMDB) apresentou Requerimento de Informações ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de obter informações sobre o andamento do projeto de lançamento de foguetes em Alcântara, no Estado do Maranhão.

Hildo Rocha considera estranho que o país tenha gasto R$ 500 milhões de reais na empreitada, sem que resultados práticos tenham sido conquistados por ambos os países.

Sendo assim, como as circunstâncias do rompimento do acordo com a Ucrânia não foram suficientemente detalhadas, julgamos necessário contar com essas informações”, disse.

No requerimento, Hildo Rocha solicitou:

1. O inteiro teor do relatório interministerial, que subsidiou o rompimento do Acordo Brasil Ucrânia para o Centro de Lançamentos de Alcântara.

2. O montante efetivamente gasto pelo Brasil com o projeto.

3. As metas estabelecidas inicialmente no Acordo com a Ucrânia, detalhando quais foram atingidas e as que deixaram de ser alcançadas.

4. A destinação que será dada para o Centro de Lançamentos de Alcântara uma vez rompido o Acordo com a Ucrânia e quais projetos ou iniciativas que farão uso das instalações após o rompimento.

5. Relação dos países que manifestaram interesse em estabelecer um novo acordo com o Brasil para o lançamento de foguetes na Base de Alcântara.

6. As implicações diplomáticas, jurídicas e financeiras decorrentes do rompimento unilateral por parte do Brasil.

7. Os  impactos do rompimento do Acordo Brasil Ucrânia no projeto de lançamento de satélites do IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço.

8. O comunicado oficial do rompimento do acordo Brasil Ucrânia referente ao Centro de Lançamentos de Alcântara.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

PREFEITA IRACEMA VALE PARTICIPA DE ENCONTRO DO PT EM CHAPADINHA

PREFEITA IRACEMA VALE - PT                                                                 
A prefeita Iracema Vale (PT) de Urbano Santos, participou do Encontro Municipal Preparatório e Congresso do PT no município de Chapadinha. A prefeita estava acompanhada do Secretário municipal de Assistência Social Edinilson Moura e do vereador Paulo Costa, ambos do PT. 

Na pauta foi discutida a conjuntura política nacional, estadual e municipal.

O evento também contou com a presença de outros filiados, como os vereadores de Chapadinha, Eduardo Braga PT e Antônio Odilom do PRB.

Além de representações municipais, estiveram presente o prefeito de Belágua Adalberto Rodrigues (PT) e o ex prefeito de Brejo Zé Farias, o que caracterizou como um Encontro Regional.

Os Encontros municipais discutem a pauta do 5º Congresso Nacional do PT que será realizado entre os dias 11 e 14 de junho, em Salvador (BA), que inclui a análise sobre o cenário brasileiro, a organização, a construção partidária e perspectivas.

Este encontro será demarcador de uma nova fase do Partido dos Trabalhadores, no qual o partido atualizará o seu manifesto de fundação e definirá a sua forma de organização.




IMAGENS: JAPA NEEWS

EXTRAÍDO: BLOG CHAPADINHA SITE

ESCOLA ESTER FLORA DE ARAÚJO INICIA AS ATIVIDADES DE ARTES DO PROGRAMA MAIS CULTURA

A escola Estar Flora de Araújo de Urbano santos, sob a direção da Nevinha Ramos, iniciou as atividades do Programa “Mais Cultura nas Escolas”, do Governo Federal.

As atividades são desenvolvidas pelos alunos da escola e contempla aproximadamente 50 alunos com idade de 13 a 20 anos.

O projeto consistiu no enfoque da pintura em tela, levando os alunos a produzir suas próprias obras. O objetivo é incentivar e verificar a habilidade dos alunos em pintura livre. Para tanto, os alunos usam telas, pincéis, tintas, água, pano e etc. As aulas tiveram a intenção no que tange à necessidade de desenvolver nos alunos as suas habilidades e propiciar-lhes o domínio das competências básicas para a leitura e compreensão de uma obra de arte.

SR. PEDRO ORIENTANDO OS ALUNOS                               
O primeiro passo foi focalizar a teoria geral da arte, especialmente da pintura, tratando de conceitos básicos como contrastes, luz, sombra, matizes, planos de pintura, dimensões, formas e cores. As aulas teóricas foram realizadas no mês de dezembro de 2014, onde foi proferida pelo coordenador professor Reginaldo.

Após as aulas teóricas os alunos partiram para a aula prática onde cada aluno escolheu uma obra como inspiração para seu trabalho. Esse procedimento permitiu observar o desenvolvimento dos alunos, a capacidade que apresentam de criar seus próprios objetos artísticos. O objetivo maior é difundir entre os alunos uma nova cultura artística, e uma experiência de vida.

A expectativa é que ao término dos trabalhos, os alunos farão a exposição das telas na própria escola, onde ficarão à disposição dos demais alunos, professores, pais e sociedade em geral.

De acordo com a direção da escola, “as iniciativas do Programa Mais Cultura do Governo Federal em parceira com escola Ester Flora de Araújo de Urbano Santos, possibilitam aos alunos a vivência em atividades culturais num formato diferenciado do que é realizado nas oficinas do Tempo Integral e Mais Educação. É como um processo de imersão cultural que gera uma nova experiência, seja na área de dança, desenhos artísticos, música, teatro ou outra”.

O programa "Mais Cultura nas Escolas", é uma inciativa do Governo Federal em parceria com Escola Ester Flora de Araújo de Urbano Santos.

PACTO FEDERATIVO É TEMA DE DEBATES DA 6ª EDIÇÃO DO CÂMARA ITINERANTE

Deputado federal Carlos Marun (PMDB/MS), governador do Mato Grosso, Pedro Taques (PDT) e Hildo Rocha
Os deputados Hildo Rocha (PMDB/MA), Carlos Marun (PMDB/MS) e Fabio Garcia (PSB-MT), membros da comissão especial que está elaborando o novo modelo do Pacto Federativo, participaram da 6ª edição do Câmara Itinerante, em Cuiabá (MT). Na ocasião, debateram o tema, e discutiram pontos polêmicos da reforma política.

Participaram do encontro o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha; o governador Pedro Taques (PDT); o presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, Guilherme Maluf (PSDB); o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, e inúmeras autoridades da região.

Hildo Rocha disse que à medida que a comissão se aprofunda nos debates fica evidenciada que a revisão do atual pacto é uma necessidade urgente, inadiável. O parlamentar ressaltou que sem a construção de um novo contrato de federação o povo continuará sofrendo por falta da definição de responsabilidades dos entes federativos e da distribuição de recursos suficientes para financiar os serviços públicos de qualidade. “A tarefa dessa comissão especial da Câmara federal é aprovar um modelo de federação eficiente e eficaz”.

As demandas por serviços públicos de qualidade crescem a cada dia, mas, os recursos nunca são suficientes para atender às necessidades básicas da população. A falta de uma definição bem clara do que cabe a cada ente da federação proporciona muita das vezes a falta de oferta de serviços públicos.  A reforma do pacto é um passo decisivo para a consolidação de responsabilidades dos estados, dos municípios e da União e os recursos compatíveis para a execução das atividades” enfatizou o deputado.
Deputado Hildo Rocha com Guilherme Maluf (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso
Atuação parlamentar
Hildo Rocha é titular das Comissões de Desenvolvimento Urbano; Pacto Federativo; Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; e Subcomissão Especial da Universalização do Saneamento Básico e do Uso Racional da Água; Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei 1572/2011, que institui o Código Comercial.

terça-feira, 28 de abril de 2015

PREFEITURA DE BELÁGUA FAZ MAIS UMA CHAMADA DE APROVADOS DO ÚLTIMO CONCURSO

A prefeitura de Belágua, sob administração do prefeito de Belágua-MA Adalberto Rodrigues, convoca os aprovados no último concurso. Estão sendo convocados para o cargo de Professor do Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano.

Veja a relações dos nomes: 
Disciplina História:

Conceição de Maria Basílio Saminez

Disciplina Inglês:
 Régio José Caldas Ferreira

Professor do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano:
 Paula Fernanda Rocha Lisboa 
Simone Frazão Marques Amorim
Os candidatos convocados deverão manifestar-se expressamente no prazo de 10 (DEZ) DIAS ÚTEIS, contados da data da publicação do Edital de Convocação, sobre a aceitação ou não da nomeação para o cargo respectivo. 

SEBRAE: ABERTAS INSCRIÇÕES PARA PRÊMIO MPE BRASIL 2015

Iniciativa do Sebrae e parceiros  reconhece boas práticas de gestão dos pequenos negócios no Maranhão.

André Mendonça, que recebeu a premiação no ano passado das mãos do diretor técnico do Sebrae, José Morais, destacou que o MPE Brasil coroou a história de 40 anos de uma empresa familiar que hoje possui mais de 300 funcionários
Estão abertas as inscrições para a edição 2015 do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Promovida pelo Sebrae, pelo  Movimento Brasil Competitivo (MBC) e pelo Grupo Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a iniciativa reconhece conceitos inovadores e boas práticas de gestão em diversos setores da economia.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho pelo site www.premiompe.sebrae.com.br, nas Unidades Regionais do Sebrae no Maranhão e nos Núcleos de Atendimento Empresarial da instituição – São Luís, Barreirinhas e Timon.

As empresas participantes são avaliadas pela qualidade da gestão e a capacidade inovadora por meio de um questionário de autoavaliação, tendo como base o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da FNQ.

Mais do que indicar o amadurecimento dos negócios, o Prêmio pretende incentivar a prática de análise de mercado e a visualização de possíveis oportunidades em diferentes nichos.

Todos os empreendimentos inscritos recebem, gratuitamente, um relatório personalizado com pontos fortes e oportunidades de melhoria na gestão. Com base nesse diagnóstico, o Sebrae também indica soluções e cursos. Assim, os empresários têm a perspectiva de aumentar a competitividade e melhorar seus produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da sua empresa”, destaca o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais.

O volume de interessadas no MPE Brasil em 2014 foi recorde. Mais de 50,9 mil organizações completaram o processo de avaliação, reforçando a continuidade na busca pela excelência da gestão. Ao todo, mais de 650 mil empresas já foram impactadas diretamente pelo prêmio, desde seu início, em 2002. No Maranhão, 1.366 empresas se inscreveram no MPE Brasil no ano passado e 1.106 questionários preenchidos.

No final, após o julgamento dos requisitos pela banca de avaliadores, seis empresas foram finalistas, levando as premiações a Lavanderia Calhau (nas categorias Serviços e Destaque em Boas Práticas de Responsabilidade Social) e a Via Mundo Intercâmbio e Turismo (na categoria Serviços Turísticos).

Esse foi um ano bastante especial para nós, a coroação de uma história de muita dedicação que contou, em muitas etapas, com o apoio do Sebrae. Já estamos na segunda geração de filhos envolvidos num negócio de 40 anos. Hoje temos dez lojas e cerca de 300 colaboradores. Em 2001, criamos o braço industrial da empresa – a Lavatec e além de higienizar, as lavanderias passam e tingem roupas”, explica o empresário André Mendonça que, juntamente com o pai e os irmãos, administra as empresas do grupo.

Mendonça, inclusive, acaba de participar, como concorrente, da solenidade de premiação nacional do MPE Brasil. “Apesar de não termos vencido a etapa nacional, foi muito gratificante o fato de estarmos participando do evento e conhecermos empresários que se destacaram na premiação em todo o país.  Temos muito orgulho da nossa história e queremos contribuir muito mais para a economia maranhense”, ressaltou o empresário.

Como participar
Estão aptas a concorrer ao MPE Brasil empresas com, pelo menos, um ano fiscal e receita bruta anual até R$ 3,6 milhões. O Prêmio é composto por oito categorias – Indústria, Comércio, Agronegócio, Turismo, TI, Saúde, Educação e Serviços, além dos Destaques em Responsabilidade Social e em Inovação.

O MPE Brasil funciona, ano após ano, como incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras, reconhecendo a importância e os resultados alcançados com a utilização dos conceitos de gestão, excelência e qualidade.

Para participar é preciso preencher o questionário de autoavaliação, uma metodologia padronizada nacionalmente. Após concluir o processo, as organizações com melhor desempenho recebem uma visita de avaliadores capacitados e são submetidas a uma banca técnica.

Os empreendimentos reconhecidos em seus estados concorrem à etapa nacional com negócios de todo o Brasil. As vencedoras nacionais participam de uma capacitação internacional, uma missão empresarial nacional, além de serem reconhecidas como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios de excelência mundiais.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE emChapadinha - Ma
Contatos: (98) 9152 8936
Sebrae – Chapadinha – MA (98)3471-0741

ASSEMBLÉIA DE DEUS MANIFESTA O 2º CLAMOR A DEUS NAS ENTRADAS DA CIDADE

Pastor Vilmar Martins, presidente da Assembléia de Deus de Urbano Santos, realizou nesta segunda feira, 27, o segundo "Clamor a Deus" nas entradas da cidade.

Os fiéis da IEADUS foram convocados para uma grande missão de Fé que se repetirá por mais 5 vezes até a semana da abertura do projeto Celebrai.

A igreja seguiu em comboio para primeira entrada, sentido São Benedito do Rio Preto e, por 5 minutos levantaram um grande clamor a Deus, repetindo essa ação nos sentidos Belágua, Barreirinhas e povoado Cajazeiras

O objetivo do clamor a Deus é fechar as portas da cidade para o mal e declarar que a cidade de Urbano Santos é do Senhor Jesus Cristo. 

HILDO ROCHA: UM MUNICIPALISTA AUTÊNTICO...

DEPUTADO FEDERAL HILDO ROCHA
As ações realizadas pelo deputado federal Hildo Rocha, nos três primeiros meses de legislatura, reafirmam o compromisso do parlamentar com as causas municipalistas. O deputado tem sido presença marcante em todas as sessões deliberativas; da Câmara dos Deputados.

Fez 34 pronunciamentos; apresentou seis Projetos de Lei; defendeu com firmeza os trabalhadores da indústria guseira do Maranhão; solicitou ao DNIT melhorias das rodovias federais do Maranhão; cobrou mais eficiência da Polícia Rodoviária Federal no cumprimento das suas obrigações; anunciou a destinação de emendas parlamentares para obras de infraestrutura urbana em vários municípios.

Outras conquistas
Na semana passada, Rocha conseguiu dois feitos marcantes em favor dos municípios brasileiros: primeiro foi a inclusão das guardas municipais entre as instituições de segurança beneficiárias do Projeto de Lei 2505/2000.

Outra ação relevante foi a destacada participação na Audiência Pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o novo Pacto Federativo. O evento teve a participação do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-ministro da Justiça e da Defesa, Nelson Jobim; do superintendente-geral do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Paulo Timm; e do secretário de Macroavaliação Governamental do Tribunal de Contas da União (TCU), Leonardo Serro.

O Superintendente-geral do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Paulo Timm, que participou do evento a convite do deputado Hildo Rocha, destacou que ao longo dos anos a pressão sobre as administrações municipais vem aumentando.

A legislação brasileira precisa fazer uma definição mais clara da responsabilidade de cada um dos entes federados”, argumentou Timm.

Estou cada vez mais convicto da urgência na redefinição do pacto federativo brasileiro, pois o modelo esgotou-se, está cada vez mais competitivo e menos cooperativo”, afirmou o Hildo Rocha.

Municipalista autêntico
Rocha elegeu-se prometendo trabalhar pelo desenvolvimento dos municípios. Tem retribuído a confiança dos eleitores com transparência, firmeza e dedicação. O peemedebista tem se destacado pelo dinamismo e fidelidade à bandeira de luta empunhada durante a campanha eleitoral de 2014.

Por tudo isso, dizer que Hildo Rocha é um municipalista autêntico é apenas uma questão de reconhecimento.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

VÍDEO DO DIA: ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE URBANO SANTOS

O objetivo de realizar a 2ª Oficina de Capacitação do Conselho Municipal de Cultura, com a proposta de idealizar o Plano Municipal de Cultura do município foi apresentar pesquisas e diagnósticos voltados a diferentes segmentos culturais locais como: Cultura digital, literatura, artesanato, culinária, danças típicas e entre outros.

O plano tem objetivo de nortear as ações, com relação à valorização da cultura para um período de dez anos.

ASSISTA O VÍDEO DA REUNIÃO PROMOVIDA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA 

domingo, 26 de abril de 2015

ASSISTA AO PROGRAMA 'NA MORAL' COM A PARTICIPAÇÃO DO PR. SILAS MALAFAIA

PASTOR SILAS MALAFAIA
Na madrugada desta quinta-feira (23) foi ao ar o ‘Na Moral’, da TV Globo, para debater o tema: "Quais os limites da moral na TV e como esses limites evoluíram ao longo dos anos"? 

Apresentado pelo jornalista Pedro Bial, o programa contou com a participação do pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, da desembargadora Maria Berenice Dias, do autor de novelas Silvio de Abreu e do jornalista e apresentador Jô Soares. 

      Assista o programa exibido de quinta para sexta feira.                   

sábado, 25 de abril de 2015

BOATOS DIZ QUE DILMA ROUSSEFF APROVOU IMPLANTAÇÃO DE CHIP NOS BRASILEIROS

"O projeto de unificar os documentos existe, mas trata-se de um cartão e não de um chip sob a pele".

A implantação de chips substituindo a identificação dos cidadãos é ligada por alguns religiosos à marca da besta descrita no livro do Apocalipse. (Apocalipse 13:16-17)

Um boato dizendo que a presidente Dilma Rousseff aprovou uma lei obrigando a implantação desses chips tem repercutido nas redes sociais e no WhatsApp.

Muitos sites e blogs resolveram divulgar a informação como sendo verdadeira, afirmando categoricamente que o chip será obrigatório no Brasil.

O vídeo usado para espalhar esta informação é o trecho de uma declaração da presidente a respeito do cadastro único, a implantação de um único documento que unificaria os documentos de identidade como Registro Geral (RG), CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Carteira Nacional de Habilitação e outros.

Em nenhum momento a presidente fala sobre a implantação de um chip na pele dos cidadãos brasileiros, mas os criadores de teorias da conspiração aproveitaram o tema para fazer polêmica.

O projeto de Dilma Rousseff se chama “Registro de Identidade Civil (RIC)” que será como um cartão magnético com um chip interno (semelhante aos cartões de crédito e débito) onde serão gravadas diversas informações do cidadão como nome completo, sexo, data de nascimento, impressão digital, foto, filiação e outras informações. A ideia do governo é implantar o RIC até 2019.

Confira a fala de Dilma Rousseff sobre o RIC:

          
Mas vamos alguns fatos:
Verdadeiro ou falso?

O medo de muitos a respeito de uma possível imposição dos Governos para o uso de chips de RFID sob a pele surgiu de um boato bem antigo, que circula há anos pela web. Já foi falado no site E-farsas em 2008, por exemplo, sobre o chip da Mondex (que, segundo o boato, seria a marca da besta a ser implantada na população “em breve”).

  
É claro que os anos se passaram e nada disso aconteceu de fato!
 
Mas voltando à notícia, Dilma não sancionou nenhuma lei sobre o implante de microchips nos brasileiros.
O que ela está falando no discurso mostrado no vídeo é a respeito de um novo documento de identificação que substituirá o RG até 2019, segundo o Governo Federal.


Novo documento de identidade, previsto para 2019 (foto: Divulgação/Ministério da Justiça)
O novo cartão se chama Registro de Identidade Civil (RIC) e possui, sim, um chip interno (semelhante ao que muitos brasileiros possuem em seus bilhetes usados para se pagar passagens de ônibus) onde serão gravadas diversas informações do cidadão, tais como nome, sexo, data de nascimento, impressão digital, foto, filiação, assinatura, data de expedição e de validade. 

Aprovado em 1997, o novo sistema de identificação está em processo de implantação desde 2010, mas ainda não saiu da fase de testes e, segundo dados do Ministério da Justiça, por causa de alguns “problemas internos” a previsão é que o RIC esteja disponível para todos os brasileiros somente em 2019!

#OBS: Se o Governo não consegue fazer funcionar nem a distribuição de um simples cartão de identificação, imagina se teria condições de gerenciar o implante cirúrgico de mais de 150 milhões de brasileiros…

A imagem usada no boato

A foto da presidente assinando um documento também não tem nada a ver com leis de implantação de chips na população. Essa fotografia foi tirada pelo fotógrafo oficial da Presidência, Roberto Stuckert Filho, no dia 23 de abril de 2014, quando a presidente estava sancionando o Marco Civil da Internet. 

Conclusão

Não acredite em tudo o que você lê na internet. Nenhum governo no mundo está obrigando ninguém a utilizar microchips sob a pele. Isso é um boato antigo e recorrente na web que não deve ser levado a sério. 

EXTRAÍDO: BLOG DO FIGUEROR