ALEMA

sábado, 23 de abril de 2016

FERRAMENTA CACURIÁ: uma interatividade com o mundo

Passada a primeira experiência, a Secretaria Municipal de Educação recebeu nos dias 14 e 15 de abril no Laboratório de Informática da UEB Emília Melo o curso sobre mídias, o manuseio da ferramenta Cacuriá e o uso do celular em sala de aula. Essa oficina faz parte do Projeto FE VOA (Fase Experimental de vídeos como objetos de Aprendizagem) desenvolvido pelo Professor Doutor Carlos Sales Neto da UFMA.

Considerando positiva a primeira etapa, mais uma vez, professor Carlos Neto procurou a Prefeitura Municipal de Urbano Santos para multiplicar e com a mesma dinâmica qualificar mais professores de nosso município.  Em suas explicações, enfatizou a importância dessa ferramenta, bem como da facilidade em tornar as aulas mais atraentes apenas com a “câmera de um celular”. 


Esses dois dias, acompanhados pela coordenação da SEMED professora Joélia Reis que presenciou a elaboração de vídeos, inclusive com visitas ao Parque Municipal Solon Soeiro, viu que é possível trabalhar de maneira lúdica, usando poucos elementos, fazendo uso das tecnologias que praticamente todo professor tem condição de manusear.

É importante ressaltar que a através dessa Oficina Ferramenta Cacuriá, conforme nos disse Professor Carlos Neto é uma forma do professor aperfeiçoar sua prática e utilizando  “apenas o celular”  como uma ferramenta de trabalho, evitando constrangimentos em sala de aula, elaborando vídeos, saindo das paredes da escola para o mundo, proporcionando  ao aluno confrontar as informações adquiridas nos livros com a realidade em que está inserido. 


Em visita ao laboratório, em conversa com os professores, a professora Nilma Sodré, Secretária do Município, disse que se sentia orgulhosa em fazer parte desse projeto e que a concretização dessa oficina, estava sendo possível pelo bom desempenho da gestão, administrada pela Prefeita Iracema Vale que acata ideias multiplicadoras e empenha-se com o resultado final que é a aprendizagem do aluno. Cada um dos vinte professores participantes foram instruídos pelo Professor Carlos Neto a instalarem a ferramenta Cacuriá e a organizarem pequenos vídeos, em qualquer circunstância.
                                                                                           
                                                                                   Colaboração Professora Joélia Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário

Atenção! Identifique-se para que os seus comentários sejam publicados; comentários abusivos, desrespeitosos e anônimos serão deletados. Nem tente.